Vantagens e manutenção do Piso Laminado e Vinílico

Matéria por Arquiteta Thelma Santos.

Quando temos a  opção de colocar um revestimento com acabamento em madeira, logo aparece algumas dúvidas, e a primeira é: piso laminado ou vinílico?

Ambas opções apresentam benefícios, por isso, no momento de escolher o importante é levar alguns fatores em consideração, como efeito estético, conforto acústico e térmico, instalação e manutenção.

Tanto o piso vinilico como o piso laminado, apresentam opções de instalação coladas ou clicadas, e ambas as instalações são práticas e rápidas. Porém, a limpeza e manutenção do piso vinílico é considerado um pouco mais fácil. Um pano úmido e detergente neutro são o suficiente para a limpeza, podendo utilizar mais umidade neste tipo de acabamento. Já o Laminado, não deve utilizar o pano úmido, e caso esteja com agua, deve estar bem torcido. Pois este acabamento reage muito mal com umidade, podendo ocorrer descamação e inchaço das réguas.

Outras vantagens em relação ao vinílico, ele é mais tolerante a água. Mais a questão de manutenção e troca do produto, tanto o Laminado quanto o vinilico, a troca de uma régua é muito fácil.  Tanto no caso colado ou clicado, basta retirar a parte com defeito e inserir o piso (régua) novo, sem precisar retirar os demais.

Referencialmente o piso Laminado tem o preço, e a disponibilidade de padrões e cores superior à do piso vinílico. O laminado por ter o valor mais acessível, as coleções estão sempre antenadas com as tendências de decoração.

 

Os acabamentos laminados e vinílicos, ambos são revestimentos aconchegantes que fornece conforto térmico, e são ótimas soluções para quem gosta de ficar descalço em casa, ou têm crianças que brincam pelo chão. Mas lembrando que, somente o piso vinílico proporciona o conforto acústico. Com o piso vinílico, o vizinho de baixo, não vai ouvir o barulho feito pelas patinhas do cachorro, o arrastar da mudança de móveis ou o som do salto alto, já o piso laminado não evita o toc toc dos sapatos.

 

Resumidamente:

Vantagens e desvantagens do piso laminado

·         O piso laminado possui fácil manutenção. ...

·         O piso laminado possui um custo-benefício atrativo. ...

·         O piso laminado é excelente isolante térmico ...

·         O piso laminado tem baixa resistência à umidade.

 

Vantagens e desvantagens do piso vinilico

·         O piso vinilico possui fácil manutenção. ...

·         O piso vinilico possui um custo-benefício mais elevado que os demais acabamentos ...

·         O piso vinilico é excelente isolante térmico e acústico ...

·         O piso laminado tem alta resistência à umidade.

confira mais dicas ver mais

Descubra qual o modelo de cuba ideal para seu banheiro

continuar lendo

Reformas e instalação de acabamentos em apartamentos exigem licenças específicas. Veja o que considerar

continuar lendo

Como acertar em cheio ao escolher o piso do seu imóvel?

continuar lendo

© PERSONALAR - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS