Como planejar uma obra em 10 passos!

Matéria por Arquiteta Thelma Santos.

  

Uma obra bem organizada é uma obra mais rápida e mais barata. Tendo um planejamento já é meio caminho andado, para que obtenha sucesso! Pode acreditar!

Segue abaixo Resumo dos 10 Passos:

1º passo: PROJETO – o projeto é a alma do negócio. É nele que vai conter informações primordiais de instalações, acabamentos, especificações técnicas de produtos, entre outras informações.

+ PLANILHA ORÇAMENTOS = Nesta maravilha irá constar metragens dos acabamentos que utilizaremos na reforma, valores dos itens, quanto podemos gastar, quanto iremos na verdade gastas rs, formas de pagamentos que podemos nos dispor a fazer mensalmente.

+ RRT = Registro de responsabilidade técnica – conforme nova norma de reforma ABNT 16280, para todas as unidades que são reformadas, após a entrega das chaves, precisa de um laudo emitido por responsável técnico, Arquiteto ou Engenheiro, para que possamos apresentar ao condomínio junto com projeto e memorial de reforma, para aprovação do Administrativo do empreendimento.

 

 2º passo: DEMOLIÇÃO: Após tudo aprovado pela Administradora, Vamos partir para o quebra-quebra, tirar alguma parede, tirar os revestimentos, loucas e pedras que serão alterados, cortar paredes para passagem de elétrica, hidráulica e infra entre outros.

3º passo: CONSTRUÇÃO: Chegou o passou de levantar tudo que colocamos à baixo rs. Levantar as alvenarias e divisórias em Dry Wall, já com elétrica, hidráulicas e infras constantes em projeto.

Nesse momento você já pode pedir para a empresa que vai produzir a marcenaria do seu apartamento e para a marmoraria, medir sua casa, mesmo sem o piso, eles já conseguem descontar o que for preciso, e já conseguimos ganhar um prazo até a entrega.

4º passo: Agora você precisa fechar os furos de elétricas, hidráulicas e infra que você fez, em alvenarias que não foram demolidas, você pode agora aproveitar também para fazer os requadros que você precisa em vãos de portas, e começar o forro de gesso ou de Dry Wall, mais apenas no ambientes aonde não vão revestimento.

5º passo: REVESTIMENTOS, azulejo da cozinha, lavanderia e banheiros se você fez a opção por instalar piso cerâmico nos outros ambientes você já pode instalar também, e fazer a pintura, digo a primeira parte dela, nesse momento seu pintor precisa passar seladora aonde você instalou forro, depois você pode passar massa, e como é preciso lixar, e esse processo as vezes precisa ser refeito.

6º passo: FORROS (após revestimentos no banheiro e na cozinha ) + MARMORARIA já pode entregar suas bancada, nichos, soleiras e a baguete.

7º passo: ILUMINAÇÃO, você precisa de um eletricista para fazer a furação dos novos locais de iluminação – APENASSSSSS FURAÇÃO, para furar ele pode sujar seu forro, vai fazer sujeira, então fazer antes ajuda

+ REJUNTES, agora vc já pode rejuntar todo o revestimento instalado do banheiro, cozinha etc + PINTURA nesse  momento o pintor pode dar acabamento em todos os lacais que vc mudou os pontos elétricos, hidráulicos e para o ar condicionado.

8º passo: Despois do apartamento com os novos pontos, massa ou gesso instalado aonde precisa e a primeira de mão de pintura feito você pode instalar o piso (vinílico ou piso pronto). Se for piso frio ou madeira maciça instale no 5º passo, então reserve o 8º para raspagem

9º passo: Entrega dos eletrodomésticos que interferem na marcenaria, forno de embutir, micro-ondas de embutir = MARCENARIA + ENCANADOR ele deve  vir antes da instalação dos moveis planejados (instalação louças e metais)

10º passo: RODAPÉ você pode instalar agora se você não instalou antes + ÚLTIMA DEMÃO PINTURA, ultima de verdade todos os itens já devem estar instalados + LUMINÁRIAS/ ACABAMENTOS ELÉTRICA (instalação) Em seguida pode fazer aquela FAXINA! E agendar a MUDANÇA :)) • Boa sorte! Espero que gostem do vídeo ;)

 

confira mais dicas ver mais

3 Itens primordiais para mudança.

continuar lendo

Como acertar em cheio ao escolher o piso do seu imóvel?

continuar lendo

Por que você tem que ter terraço gourmet no seu apartamento

continuar lendo

© PERSONALAR - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS