O lavabo pode ser um diferencial do seu apartamento. Aposte neste espaço!

Por: Marcela Ney


Ambiente importante para quem gosta de receber visitas e que, de quebra, dá um toque acolhedor para o apartamento, o lavabo é uma continuidade do espaço social de qualquer moradia. A importância de dispor deste tipo de espaço é evitar que os visitantes tenham que utilizar os ambientes íntimos do imóvel.

Diferente do banheiro – que é maior e possui mais itens de higiene - o lavabo é um cartão de visita e deve ser pensado de maneira a priorizar peças bonitas e decorativas. Composto basicamente por vaso sanitário, bacia, cuba ou lavatório, o lavabo pode ter a decoração planejada como a utilização de bancadas mais trabalhadas, suporte de toalhas chamativos e quadros para enfeitar as paredes.

Ainda nas paredes, um item essencial é a escolha do espelho. Além de decorar, a peça dá ainda a sensação de amplitude. Prefira sempre os espelhos maiores, que ocupam a parede inteira, ou até mesmo a composição de vários espelhos em cima da bancada. Por ser um espaço pequeno, o espelho vai dar a sensação de que o tamanho do lavabo é maior, além de ser agradável aos olhos.

Revestimento e Iluminação - Pelo fato de não ser um ambiente completamente úmido, já que o lavabo não conta com chuveiro, há maior liberdade para escolher o revestimento. Ao invés de colocar azulejo como é feito no banheiro, pode-se optar por revestir o espaço com madeira, tecido ou até mesmo papel de parede, o que deixa o espaço rico em detalhes, elegante e acolhedor.

Outro ponto importante é a iluminação. Deixar o ambiente mais aconchegante, com luzes não tão claras, trabalhando com pontos focais valoriza o cômodo. É sempre bom ter uma luz direcionada para a bancada, que facilita na hora de retocar a maquiagem, por exemplo. Uma dica interessante é instalar um sensor de presença nesse ambiente, assim, ao abrirem a porta, apenas a luz indireta acenderá, criando uma atmosfera intimista e acolhedora.

Cores – A depender da preferência, as cores escuras podem sim ser utilizadas. Mas no caso de escurecer as paredes, outros itens devem ser claros, como por exemplo o piso, a pia e o vaso sanitário, criando um contraponto no ambiente. O forro também pode ser um destaque no espaço. Não tenha medo de ousar, deixe o lavabo com a sua cara!

Além destas dicas, o proprietário também pode dispor de plantas naturais que dão vida ao lavabo. Se o espaço permitir, a utilização de castiçais com velas perfumadas é um diferencial ou ainda um aromatizador de ambiente com um cheiro leve, que dá sensação agradável ao visitante. Até mesmo um cesto de lixo mais elaborado complementa toda a decoração, assim como toalhas de mão diferenciadas.  

O que deve ser levado em consideração é não sobrecarregar o ambiente com muitas informações. As escolhas da decoração devem dar harmonia e aconchego ao espaço. O importante é que o lavabo reflita a personalidade do proprietário da residência.  

confira mais dicas ver mais

Reformas e instalação de acabamentos em apartamentos exigem licenças específicas. Veja o que considerar

continuar lendo

Como acertar em cheio ao escolher o piso do seu imóvel?

continuar lendo

Checklist do apartamento novo: Vistoria Técnica

continuar lendo

© PERSONALAR - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS