3 Itens primordiais para mudança.

Matéria por Thelma Regina Santos

Descubra o que você precisa saber para se mudar e monte seu checklist do apartamento novo. O checkList é primordial para que não esqueçamos de nada. E como existem proprietários que nunca moraram em apartamento, alguns detalhes importantes podem passar despercebidos ao receber um imóvel novo. Por isso, preste bastante atenção nestas informações:

1.       Solicitar ligação de energia elétrica e água junto às concessionárias responsáveis por região.

2.       Verificar se consta em memorial descritivo os acabamentos das áreas quentes e quais acabamentos constam nas áreas molhadas.

 

Agora a explicação: A maioria das construtoras não entregam em sua composição os acabamentos de piso ou revestimento no piso de sala, corredores e dormitórios. Logo, para que possamos entrar para morar no apartamento, precisaremos colocar revestimento nestas áreas.


A questão das áreas molhadas é que, na maioria das normas para aprovação de empreendimento, o construtor precisa obrigatoriamente realizar as instalações de revestimento apenas nas áreas que tenha contato com água, chamadas assim de “paredes hidráulicas”.  Hoje muito utilizadas em decorações modernas, alguns proprietários optam por deixar conforme entregue e apenas realiza a pintura das outras paredes. Mas muito dos proprietários preferem a realização da instalação do revestimento total, ou instalação de algum outro acabamento especial que converse e complete esta instalação.  Isso acontece tanto na cozinha quanto nos banheiros.

 

3.       Verificar se o aquecimento de sua unidade (chuveiros e torneiras) são elétricos ou a Gás.

Se a opção for elétrico, precisaremos de chuveiros elétricos para instalação nos pontos e de aquecedores também elétricos para instalações abaixo das pias, para aquecimento da água das torneiras.

Agora se o aquecimento do seu apartamento for único e exclusivamente feito por aquecimento a gás, será necessário a compra de um aparelho aquecedor para instalação dele em sua unidade. Normalmente, este aparelho é instalado na lavanderia. Não esqueça de verificar se o gás é GN ( gás natural, diretamente da rua), ou se é GLP ( Gás de bojão ou cilindros). Esta informação deve constar também no memorial descritivo ou no manual do proprietário. Não esquecer de verificar se a voltagem próxima do aparelho aquecedor é 110 ou 220V, nem todos os aparelhos são bivolts.

 

4.       Verificar elétrica, plafons e lustres

Normalmente as construtoras entregam as unidades apenas com a fiação. E para que possamos mudar, precisaremos providenciar lâmpadas, lustres e plafons, para serem instalados em todos os cômodos.

 

Existem outros itens relevantes e interessantes para serem instalados em sua unidade nova, mais que não são primordiais para o funcionamento básico, como por exemplo: Box para os banheiros, Instalações de forro de gesso, persianas, moveis e eletrodomésticos em geral.  Mas deixaremos para falar sobre estes itens em outra oportunidade.

confira mais dicas ver mais

Por que você tem que ter terraço gourmet no seu apartamento

continuar lendo

Básicos mas essenciais! Confira os principais itens de personalização para seu lar

continuar lendo

Vantagens e manutenção do Piso Laminado e Vinílico

continuar lendo

© PERSONALAR - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS